SP | Aula: O pensamento de Angela Davis e Lélia Gonzalez, com Raquel Barreto e mediação de Anne Quiangala

data: 07.03.2020 hora: 15:00 local: Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades, São Paulo - SP

O pensamento de Angela Davis e Lélia Gonzalez

 

A Boitempo e o Centro Cultural da Juventude tem o prazer de apresentar um ciclo de palestras focado em explorar e estudar os trabalhos de Patricia Hill Collins e suas contemporâneas Angela Davis, bell hooks, Lélia Gonzalez e Michelle Alexander. O ciclo de encontros semanais e independentes acontecerão ao longo do mês de março, e são dedicados a difundir o pensamento de mulheres negras que estruturaram a história do feminismo no Brasil e nos Estados Unidos.

 

A primeira aula é uma abordagem sobre o pensamento e a trajetória de Angela Davis e de Lélia Gonzalez, duas ativistas interseccionais que são referências fundamentais do pensamento feminista negro no Brasil e nos Estados Unidos. As obras de Angela Davis são publicadas no Brasil pela Boitempo e, neste ano, a editora publicará também uma nova edição de “Festas populares no Brasil”, de Lélia Gonzalez.

 

Com Raquel Barreto que é doutoranda em História na UFF. Lecionou na UNAM e na Universidad del Claustro de Sor Juana, ambas no México. Participou do projeto de publicação independente dos livros de Lélia Gonzalez e Beatriz Nascimento produzidos pela UCPA - União dos Coletivos Pan Afrikanos de São Paulo, em 2018. E é autora do prefácio à edição de “Uma autobiografia”, de Angela Davis, editada pela Boitempo. No mestrado defendido em história, em 2005, escreveu a dissertação "Enegrecendo o Feminismo ou Feminizando a raça: Narrativas de Libertação em Angela Davis e Lélia Gonzaléz".

 

Mediação: Anne Caroline Quiangala é idealizadora do Preta, Nerd & Burning Hell - um blog sobre #nerdiandade Preta e Feminista. É bacharela em Letras, mestra em literatura pela UnB.