SP | O pensamento de bell hooks, com Mariléa Almeida e mediação de Jamille Pinheiro

data: 02.12.2019 hora: 19h00 local: R. Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar - Bela Vista, São Paulo - SP, 01313-020

Abordagem sobre o pensamento da aclamada ativista e educadora bell hooks, estudiosa da pluralidade dos feminismos e prática pedagógica como um lugar fundamentalmente político..

 

A palestra faz parte de um ciclo de encontros mensais e independentes, que acontecem ao longo do segundo semestre, dedicados a difundir o pensamento de mulheres negras que estruturaram a história do feminismo no Brasil e nos Estados Unidos, que tem a parceria do Sesc São Paulo, por meio de seu Centro de Pesquisa e Formação, e Editora Boitempo.

 

Com Mariléa Almeida, doutora em História Cultural pela Unicamp. Realizou doutorado Sanduíche na Universidade de Colúmbia (Nova York), cuja pesquisa  enfocou as experiências teóricas interseccionais dos feminismos negros estadunidenses entre as décadas de 1980 e 1990. É integrante dos seguintes grupos de pesquisa: Gênero, experiência e Subjetividade (Unicamp) e o LabQueer - Laboratório de estudos das relações de gênero, masculinidade e trangêneros (UFRRJ).  É autora do prefácio do livro "Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra, da feminista estadunidense bell hooks" (Ed. Elefante, 2019).

 

Mediação: Jamille Pinheiro Dias é tradutora e pesquisadora. Doutora em Inglês e pós-doutoranda em Tradução pelo Departamento de Letras Modernas da USP, foi pesquisadora visitante na área de Culturas Ibéricas e Latino-Americanas da Universidade de Stanford, na Califórnia. Ainda nos Estados Unidos, ministrou aulas e palestras em instituições como Princeton University, University of Chicago e UCLA.  Sua mais recente tradução "Um guia Pussy Riot para o ativismo", de Nadya Tolokonnikova (Ed. Ubu), em parceria com Breno Longhi.

 

Inscrições abertas em breve no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc – SP.
Link: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/o-pensamento-de-bell-hooks